Hospital Dom Luiz, em Campina Grande, tem quinta doação de coração do ano, na Paraíba

Na noite de sexta-feira, 25 de julho, a Central Estadual de Transplantes registrou a quinta doação de coração do ano na Paraíba, ocorrida no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. Um jovem de 20 anos foi o doador, e sua família autorizou a captação do coração, fígado, dois rins e córneas, beneficiando seis pessoas.
A irmã do doador, Alanna Cris, expressou que, apesar da dor da perda, a decisão de doar foi um ato de solidariedade que traz conforto ao saber que parte dele continuará viva. O coração foi rapidamente transportado para o Hospital Metropolitano em Santa Rita e transplantado em uma paciente de 46 anos. O fígado foi para uma mulher de 55 anos em João Pessoa, os rins para pacientes em outros estados, e as córneas destinadas ao Banco de Olhos da Paraíba.
A diretora da Central de Transplantes da Paraíba, Rafaela Dias, ressaltou a extrema generosidade da família e a importância de discutir a doação de órgãos. Até o momento, a Paraíba realizou 84 transplantes em 2025, com 817 pacientes ainda na lista de espera.
Redação
Foto: Ilustração