Paraíba é o estado com a menor taxa de roubos e furtos de celulares do Brasil

Um estudo recente do Centro de Liderança Pública (CLP), com base em dados do Anuário Brasileiro da Segurança Pública 2025, revela que a Paraíba é o estado com a menor taxa de roubos e furtos de celulares do país.
Em 2024, a Paraíba registrou uma taxa de 126,8 casos a cada 100 mil habitantes, totalizando 5.256 ocorrências. Esse número representa uma queda de 21,7% em relação a 2023, quando a taxa foi de 148,5 por 100 mil habitantes. A redução progressiva desses crimes demonstra a eficácia das políticas de segurança no estado.
Além disso, o estado também lidera o ranking nacional de menor número de furtos de celulares, que são casos de subtração sem violência ou grave ameaça. Em 2024, a taxa foi de 76,6 casos por 100 mil habitantes, bem abaixo do segundo colocado, o Rio Grande do Sul, com 106,2.
O secretário de Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, atribuiu os resultados a uma política pública focada em prevenção, valorização das forças de segurança, e investimento em inteligência e tecnologia.
Um dos fatores que contribuem para essa redução é o programa Recupera, uma iniciativa da Polícia Civil da Paraíba. Desde 2024, o programa já devolveu mais de 2 mil celulares roubados ou furtados a seus proprietários. A Paraíba é um dos 13 estados do país que possuem programas estruturados de recuperação de aparelhos.
O Anuário 2025 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) também aponta a Paraíba como o estado mais seguro do Nordeste e o sétimo mais seguro do Brasil no ranking geral de roubos. O estado registrou uma redução de 22,4% nas ocorrências em comparação ao ano anterior.
Esses indicadores avaliam não apenas a redução dos crimes patrimoniais, mas também a capacidade do governo estadual de proteger a população por meio de ações preventivas, investimentos em inteligência policial e uma atuação integrada das forças de segurança.
Redação
Foto: Ilustração